TS Noticias Geral
LAPEC
LAPEC 162 ANIVERSARIO
Rossy Moda Masculina

Polícia Federal é orgulho nacional

Por TADEU SERGIO em 18/11/2021 às 17:28:28
fotos-arquivos-pessoais

fotos-arquivos-pessoais

Rio de Janeiro - RJ, a Polícia Federal é sem sombra de dúvidas um dos orgulhos nacionais. Na semana em que se comemora o Dia do Policial Federal me sinto à vontade para falar da grandeza dessa entidade da qual fiz parte por 32 anos, na qual o elemento humano é fundamental para o excelente desempenho que este órgão vem demonstrando desde sua fundação, até os dias atuais.

O sonho de ser policial é comum entre as crianças que tem no policial uma espécie de ídolo, e comigo não foi diferente. Persegui meu sonho e após muita dedicação aos estudos, um concurso com muitas etapas, seis meses de formação em Brasília e muito treinamento e aperfeiçoamento quando me tornei policial federal.


O caminho foi longo, honroso e de muitas realizações, mas também acompanhei e atravessei os anos de luta pela valorização da carreira. No início, falamos de 1987, o salário era baixo, não havia um reconhecimento da importância do trabalho que era realizado. Com muita luta da categoria, o reconhecimento veio e traduziu-se em melhoria dos salários, reforma das instalações, modernização do órgão e ótimas condições de trabalho.


Mas nada é eterno e nos últimos anos, tudo o que foi conquistado, vem sendo perdido e mesmo com o maravilhoso desempenho a frente da operação lava jato, mesmo desagradando poderes e poderosos, a polícia federal não se rendeu e resistiu realizando um trabalho primoroso.

A conseqüência natural seria a valorização do Policial Federal e o reconhecimento dos esforços, mas não foi isso o que ocorreu quando perdemos muitos direitos, tivemos redução de salários e mesmo exercendo papel imprescindível, falta reconhecimento.

O órgão vem sofrendo com a perda de direitos, falta de repasses e por conseqüência toda a classe está prejudicada. A corporação a cada aposentadoria diminui, e os concursos não são realizados. Os investimentos estão escassos e quem viveu 1987, percebe o passado batendo a porta. Promessas de campanha o vento leva, e levou. Esperavam-se providências para restabelecer a PF ao seu auge, mas para surpresa da categoria, elas não vieram. A que interessa enfraquecer a Policia Federal?

Voltado a mim, que presto essa homenagem, confesso que no dia em que a tão sonhada aposentadoria bateu à minha porta, hesitei; seria muito difícil viver longe daquela que também era a minha casa. Mas aposentei-me com a certeza de que a Avenida Venezuela sempre me receberia e que meus colegas sempre estariam ali caso eu precisasse e que do lado de fora, eu poderia seguir e em outra carreira, lutar pela minha classe e lutar pelas melhorias que são necessárias. EU SEMPRE SEREI UM DELES! Meu coração sempre estará ligado àquele brasão que me só me dá orgulho e que só me deu alegrias e pelo qual seguirei lutando.

Antonio Carlos dos Santos é Secretário de Ordem Pública. Ex-presidente do Detran/RJ, Ex-Subsecretário de Estado de Administração e dos Progrqamas Segurança Presente e Lei Seca.

Comunicar erro
LAPEC
Rossy Moda Masculina
TS NOTICIAS
TS Noticias Geral
LAPEC
Rossy Moda Masculina