TS NOTICIAS - ITEM 1 - 728 X 90
SELF GIGI - ITEM 1 728 X 90
PIZZA NA GIGI - ITEM 01 - 728 X 90
LAPEC - ITEM 1 - 728 X 90

Demissão de secretário em Iguaba Grande-RJ põe fogo no caldeirão da política local

Por TADEU SERGIO em 06/05/2022 às 13:56:06
imagem-reproduzida-camara-vereadores-iguaba-grande

imagem-reproduzida-camara-vereadores-iguaba-grande

Iguaba Grande/RJ/Região dos Lagos, nesta quinta-feira, 5/5/22 a política iguabense entrou em erupção após demissão de secretário e na Câmara dos Vereadores a temperatura ficou elevada. Com as diversas publicações nas redes sociais e no próprio site da prefeitura de Iguaba o assunto tomou conta da população uma vez que antigos aliados agora vivem as turras e com isso as mazelas da atual administração ficam expostas e na boca do povo.

O inicio

Com a decisão do afastamento, naquela época 2018/2019, da então prefeita Grasiela, eis que assume interinamente o cargo de prefeito de Iguaba em mandato provisório o então presidente da Câmara dos Vereadores, Balliester Werneck até a realização da eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito.

A suplementar

Durante o período de campanha e depois Balliester e Vantoil, este já eleito prefeito, mantiveram bom relacionamento e assim se fortaleceram na política local.

Cassação do registro da Chapa de Vantoil

Em agosto do ano passado, (2021), a justiça de Iguaba Grande, decretou a cassação dos diplomas do prefeito Vantoil Martins (Cidadania) e do vice Alexandre da Farmácia (PL), referente ao mandato suplementar de 2019. A decisão os torna inelegíveis por oito anos.

Esta decisão foi da juíza Maira Veiga, da Comarca de Iguaba Grande, atendendo ao pedido de ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral.

Nesta ação acusa, também, o ex-presidente da Câmara, Balliester Werneck (PP), então ocupante interino do cargo de prefeito, de fazer demissões e contratações em período eleitoral. Outra acusação é de que ele teria ordenado a veiculação de propaganda política para favorecer Vantonil e Alexandre (PL).

De acordo com a acusação, Balliester teria demitido 202 pessoas e contratado 248, movimentação considerada suspeita e com objetivos eleitorais para o MPE. Naquela época, o parlamentar, foi responsável por convocar as eleições suplementares de 2019.

Após decisão da magistrada, de Iguaba, Vantoil recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) para tentar reformar esta decisão. Por enquanto Vantoil continua à frente da prefeitura até que ocorra o julgamento do(s) recurso(s) no TRE-RJ que definirá ou não pela cassação do registro da chapa.

Quem está de olho nesse julgamento é o segundo colocado daquelas eleições Washington Tahim.

Vereador provoca e recebe troco

Ontem, 5/5/22, o embate entre o vereador da base Paulo Rito e o presidente da Câmara Balliester Werneck, expõem a clara evidência de que o que já foram flores hoje virou espinhos, durante o diálogo esquentado entre o Líder do Governo, Paulo Rito, cobrando do presidente da Câmara pelo fato de somente ler as matérias e o presidente respondeu, que se eu falar demais, para um camburão ali e leva muita gente. Esse vídeo com esse embate encontra-se a disposição no facebok Fala Eleitor através do link a seguir: https://fb.watch/cQTyoNB458/

O jogo não acabou

É o que afirma o presidente da Câmara, Baliester. O secretario de educação após sua demissão vai a Câmara dos Vereadores prestar conta de seu mandato à frente da pasta quando o presidente da casa faz uso da palavra e diz da ingratidão cometida por parte do prefeito Vantoil encerrando ao dizer que o jogo não acabou. Acompanhe o desenrolar da parte final desta seção com a fala do presidente da Câmara Balliester Werneck https://fb.watch/cQUEyoI4oz/

Secretário exonerado


Fred Carvalho é professor de História sendo pós-graduado em História do Brasil e Filosofia / Sociologia. Em 2017 assumiu o cargo de subsecretário. Em junho de 2018 foi nomeado Secretário de Educação - foto-reproduçao-camara-iguaba

Prefeito cai em contradição


Se ajudou a construir por quê mudar? Vejamos: No site da prefeitura o prefeito Vantoil Martins diz:

"Quero agradecer a tudo que o Fred ajudou a construir junto do nosso governo. As mudanças sempre são para uma evolução no trabalho e a dinamização das ações. Fiz a escolha da mudança, mas deixando sempre as portas abertas para o Fred. Convidamos para assumir outros projetos na prefeitura, mas ele preferiu iniciar um novo empreendimento e desejamos todo sucesso para ele,". foto-reproducao-site-prefeitura-iguaba


O passado não apaga e sobrevive

É bom recordar que o ex-secretário Fred Carvalho juntamente com a ex-secretária Sheila Atalla foram alvos na CPI do Material de Construção, na época, encabeçada e presidida pelo então presidente da Câmara de Iguaba, o vereador Vantoil Martin; tirem suas conclusões.

A posse do novo secretario de educação é prevista para a próxima segunda feira, 9/5.

Comunicar erro
PIZZA NA GIGI - ITEM 02 - 728 X 90
SELF-SERVICE DA GIGI - ITEM 2 - 728 X 90
LAPEC - ITEM 2 - 728 X 90
SELF-SERVICE DA GIGI - ITEM 3 - 728 X 90
PIZZA NA GIGI - ITEM 03 - 728 X 90
LAPEC - ITEM 3 - 728 X 90